Muitas vezes confundimos a educação com o confinamento de salas de aula de tijolo e argamassa, com um professor transmitindo conhecimentos de trigonometria e Shakespeare com conteúdo escrito em um quadro verde com giz branco, aos 15 anos.
O que esquecemos é que a educação começa em casa, a partir do momento em que as crianças abrem os olhos e começam a observar o mundo ao seu redor. Por exemplo, uma mãe interagindo com seu bebê recém-nascido, usando muitas cores e vários sons ajuda no desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e reações. Outro exemplo de educação de crianças é falar abertamente com elas e fazê-las sentirem-se ouvidas e compreendidas.
Experimentar a aprendizagem precoce e os cuidados diretamente dos pais, ajuda as crianças a desenvolver seus lobos sociais e emocionais, no cérebro. Isso os faz ganhar estabilidade mental e sucesso na carreira mais tarde na vida. Uma criança corretamente estimulada e engajada tem maior probabilidade de ter um bom desempenho e se sair bem em termos de carreira.
Em suma, o papel fundamental dos pais nos anos de formação de seus filhos é deixar uma impressão positiva e duradoura, juntamente com valiosas habilidades de vida e lições que contribuem para o desenvolvimento da criança e as decisões como adulto. Os pais precisam se interessar pelo dia a dia da criança e incentivá-la a se sair melhor na escola.
A pergunta mais comum feita pelos novos pais é sobre de que forma eles desempenham um papel na educação e no desenvolvimento de seus filhos. Não se preocupe, o Cantinho da pedagogia está aqui para o resgate!
O Papel dos Pais na Educação da Criança
1. Desempenhando um Modelo
A família é parte essencial da educação de uma criança. Proporcionar um ambiente de crescimento feliz e positivo provou ser extremamente benéfico para melhorar a mentalidade e a mente cognitiva da criança. É um dos principais papéis dos pais garantir que um ambiente de aprendizagem feliz seja fornecido a uma criança em crescimento.
Estudos mostram que as crianças muitas vezes escolhem seus modelos com base no tipo de comportamento dos responsáveis que são retratados à sua frente.
Crescendo, os pais são a janela para o mundo de seus filhos e seus primeiros professores. A criança muitas vezes vê seus pais como modelos ou “super-heróis”, e deseja se tornar exatamente como eles ao crescer.
Sendo modelos para seu filho, você pode ensinar a ele todas as coisas importantes sobre a vida, como a importância da educação, aprendizado curioso e esforço. Se seu filho admirar você, será mais fácil para você transmitir conhecimento e valores a ele e ajudá-lo a aprender melhor.
Os pais podem encorajar e inspirar seus filhos a aprender e observar o mundo da vida dentro e fora dos limites da escola.
2. Envolva-se nas atividades da criança
Um papel dos pais na educação de seus filhos é participar das atividades de seus filhos para dar-lhes a sensação de que estão sendo apoiados. Isso faz com que eles se sintam mais confiantes sobre si mesmos.
A participação ativa dos pais também melhora o vínculo entre pais e filhos e constrói confiança e amizade entre os dois. Atividades como ler, jogar jogos, resolver quebra-cabeças são melhores para melhorar o aprendizado da criança, as habilidades de resolução de problemas e melhorar o vínculo. Ajudar seu filho com a lição de casa, o aprendizado virtual e a preparação para os testes também é uma ótima maneira de se relacionar com eles.
Isso ajuda as crianças a se abrirem e falarem sobre si mesmas, melhorando assim suas habilidades sociais e comunicação interpessoal, o que é útil na escola e também durante a vida adulta.
3. Crítica construtiva
Muitas vezes, os pais evitam apontar para os filhos o que estão fazendo de errado, pois acredita-se que os filhos tendem a se distanciar dos pais se sentem que estão sendo criticados.
Isso pode ser verdade porque as críticas fazem com que as crianças (e adultos) se sintam encurraladas e, assim, acabem se sentindo sozinhas. A chave para uma crítica saudável é fazer com que a pessoa se sinta confiante, apesar do erro e ajudá-la a corrigir o erro sem se sentir “deixada de fora”, ou como se tivesse falhado.
Algumas críticas construtivas amigáveis nunca fazem mal a ninguém. O papel dos pais nessa situação é sentar com eles e resolver o problema juntos, em vez de dizer às crianças o que estão fazendo de errado e deixá-las corrigir seus erros.
Isso ajudará as crianças a se sentirem mais confiantes e desenvolverão uma boa aptidão para resolver problemas para o futuro.
4. Liberdade de escolha
A partir do momento em que a criança nasce, os pais começam a trabalhar e a se preocupar com sua trajetória profissional e objetivos de vida. Muitas vezes vemos os pais determinando a profissão do filho aos 2 anos de idade, e empurrando-o para a ocupação assim que terminam o ensino fundamental. Isso afeta negativamente o aprendizado da criança, tornando-a preconceituosa em relação a um assunto e desenvolvendo uma aversão aos estudos, prejudicando sua formação completa e afetando sua educação no final.
Dito isto, outro papel importante dos pais na educação de uma criança é aliviar seus filhos de todas as expectativas de carreira em uma idade tão precoce e dar-lhes a liberdade de escolher um campo em que tenham interesse. educação geral enquanto trabalham muito duro no assunto que eles gostam.
Além disso, libertá-los de todas as suposições e projeções futuras e deixá-los fluir com seu calibre e paixão fará com que eles confiem mais em você, se tornem seus confidentes e melhorem o vínculo.
5. Comemore o sucesso do seu filho
Nós, como adultos, podemos ter experimentado muitas ocasiões felizes em nossas vidas, mas nossos filhos não. Para eles, pontuar bem nos testes em sala de aula, fazer novos amigos ou ser indicado como monitor será um grande negócio. Não esqueçamos que tudo isso faz parte da educação dos filhos, e qualquer conquista, por menor que seja, é sinal de crescimento.
Celebrar as conquistas de seus filhos e recompensá-los é um papel importante dos pais na educação de seus filhos. Isso os motiva a fazer melhor e melhora sua capacidade de reter conhecimento e aprender melhor.
Conclusão
Como pais, precisamos entender o que é bom para nossos filhos e o que não é, desde o momento em que nascem. Da saúde e férias à educação, nos esforçamos para dar o melhor aos nossos filhos.
No entanto, em uma missão de guiar nosso filho para uma vida bem-sucedida enquanto desempenhamos o papel de pais, muitas vezes tendemos a ignorar alguns aspectos importantes na educação de nosso filho, que é muito mais importante do que nossa ideia de uma vida bem-sucedida.
Sobre o Autor
0 Comentários